Cirurgia Plástica para Aumento do Queixo: Mentoplastia

Aumento do queixo

Cirurgia Plástica para Aumento do Queixo também conhecido como mentoplastia é a cirurgia que visa a aumentar a projeção do queixo através de prótese de silicone ou polietileno.

Quando considerar fazer Cirurgia Plástica para Aumento do Queixo

Pode ser considerado em pacientes com queixos pouco projetados, chamado de retrognatia.

Benefícios da mentoplastia

1. Procedimento rápido e seguro
  2. Resultado imediato

Desvantagens da mentoplastia

1. Pode haver necessidade de retirada de implantes
  2. Custos e recuperação

Pacientes saudáveis e com retrognatia são bons candidatos para cirurgia.

Como é feita a Cirurgia Plástica para Aumento do Queixo

A cirurgia é realizado sob anestesia geral e dura cerca de 1 a 2 horas e permanência de 12 horas no hospital.
O implante pode ser colocado por uma incisão pela mucosa oral ou por uma incisão na pele logo abaixo do queixo.
O implante utilizado pode ser de silicone que é mais fácil de ser retirado mas pode causar absorção do osso ou implante de polietilene que é difícil de ser retirado mas não causa absorção do osso.
Após a inclusão do implante a incisão é fechada com pontos interno absorvíveis.

Quais são as alternativas para mentoplastia

Uma outra opção para a inclusão de próteses no queixo seria a cirurgia de avanço do mento. Nessa cirurgia a parte óssea do queixo é cortado e reposicionado com placas e parafusos. É possível obter excelentes resultados com esta técnica mas a recuperação pode ser mais prolongada.
Para aumentos discretos do queixo pode ser realizado a bioplastia do queixo com injeção de gordura ou ácido hialurônico no mento.

Como ficam as cicatrizes da mentoplastia

Se o implante for colocado através da mucosa oral não haverá cicatrizes, se colocado pela pele haverá uma cicatriz de 4 a 5 cm abaixo do queixo.

Como escolher o cirurgião plástico para mentoplastia

2. A experiência do profissional em cirurgias faciais, no caso mentoplastia

Pós-operatório da Cirurgia Plástica para Aumento do Queixo

O paciente não deve trabalhar, dirigir ou fazer esforços por 7 dias após a cirurgia. Após esse período pode retornar ao trabalho e as atividades físicas após 14 dias.
Normalmente a cirurgia não é dolorosa, embora possa haver roxidão inchaço na face.

Valor Cirurgia Plástica para Aumento do Queixo

Os custos do procedimento são relativos a internação hospitalar, honorários da equipe anestésica e equipe cirúrgica. Outros custos incluem exames pré-operatórios, medicações e valor da prótese.

O orçamento somente é passado após uma consulta médica.

Quanto tempo dura o resultado da mentoplastia?

Não há prazo de duração dos resultados, porém pode haver uma necessidade de troca das próteses caso seja usado prótese de silicone.

Limitações e riscos da mentoplastia

Há um limite de projeção que pode ser obtido com o uso de prótese. Caso haja necessidade de projeção maior deve ser optado pela cirurgia de avanço do queixo.
As possíveis complicações são infecção, hematoma e lesão de nervos.

Dr. Ricardo Miranda em grande experiência no uso de próteses no queixo, utilizando-as frequentemente associado a rinoplastias para melhor equilíbrio da face.