Como funciona o ácido Poli L-Láctico (Sculptra®)?

O ácido Poli L-Láctico, comercialmente conhecido como Sculptra®, age estimulando a produção de colágeno através de um processo de inflamação em reação ao ácido injetado. O Sculptra® é um bioestimulador, ou seja, age estimulando células a produzir colágeno deixando a parte mais profunda da pele, a derme, mais grossa.

Portanto o ácido Poli L-Láctico tem mecanismo de ação e indicações diferentes em relação a outros produtos, como por exemplo a toxina botulínica e o preenchimento. O preenchimento age por ação mecânica preenchendo depressões ou sulcos (sulco nasolabial ou “bigode chinês“) e a toxina botulínica age enfraquecendo os músculos que causam as rugas de expressão na parte superior da face.

A aplicação do ácido Poli L-Láctico é através de injeções na pele e é realizado no consultório médico. Não é necessário se afastar do trabalho ou de atividades físicas. Ele começa a agir de 30 minutos a 2 dias da aplicação e o efeito máximo pode ser apreciado entre 3 e 4 semanas.

O Sculptra® pode ser aplicado profundamente ou mais superficialmente. Para as pacientes que apresentam deficiência de estruturas profundas como as regiões malares (maçãs do rosto) e contorno da mandíbula, o ácido é aplicado mais profundamente. Para pacientes em que a queixa maior é a flacidez da derme, o ácido é aplicado mais superficialmente.

É importante salientar que na maior parte dos pacientes os resultados serão mais aparentes após a 3ª sessão de aplicação. Normalmente são realizadas três aplicações com intervalo de 1 mês entre as aplicações. Pacientes mais jovens podem necessitar de menos aplicações bem como pacientes mais idosos podem necessitar de mais sessões.

Aplicação

O Sculptra® pode ser aplicado na face para flacidez cutânea e para levantar estruturas faciais. Pode ser realizado no corpo para tratamento de flacidez cutânea, principalmente dos braços e de regiões do abdomen.

A possível complicação da aplicação do ácido Poli L-Láctico é a formação de nódulos palpáveis na pele. Porém é uma complicação rara que pode ser amenizada com a correta aplicação do produto e através de massagens na região aplicada por 5 dias.

Não se deve injetar o produto na parte superior da face e é contra indicado para pacientes grávidas e em lactação. Pacientes que possuam doenças auto imunes tem contra indicação relativa e devem ser analisadas caso a caso.

Clique aqui e agende uma consulta para saber mais sobre a aplicação de ácido Poli L-Láctico (Sculptra®) na região do Itaim Bibi em São Paulo.