Lipoaspiração a laser, vaser, vibrolipo, lipo LAD e outros
A lipoaspiração foi descrita em 1977 pelo cirurgião francês Yvez Gerard Illouz. No começo era realizada com cânulas grossas e sem infiltrar o local a ser lipoaspirado. Os resultados eram promissores, mas ainda longe de explorar todo o potencial da técnica.
Ao longo dos anos foi se aprimorando a técnica cirúrgica da lipoaspiração e a qualidade do instrumental cirúrgico. As cânulas passaram a ser mais finas e com a ponta romba, evitando traumatizar outras estruturas. Hoje em dia, a lipoaspiração é realizada através da técnica tumescente, ou seja, infiltra-se o local a ser aspirado com uma solução a base de soro, anestésico e adrenalina. Essa técnica facilita a retirada da gordura, diminuí o sangramento, o traumatismo e melhora a analgesia no pós-operatório.
A técnica envolve a lipoaspiração de gordura localizada, previamente infiltrada com soro, através de cânulas conectadas a um aparelho de sucção. Os diversos nomes dados a lipoaspiração estão relacionados a quantidade de gordura retirada, se houve enxerto ou não e qual cânula utilizada (convencional, laser, ultrasson, vibrolipo).
Se há enxerto de gordura chama-se lipoescultura. Lipoaspiração de pequena quantidade com anestesia local é normalmente chamado de mini-lipoaspiração ou hidrolipo. O lipo a laser, vibrolipo ou o ultrassom (Vaser) se referem ao tipo de cânula utilizada.
A indústria de materiais médicos têm apresentado inovações e além da lipoaspiração clássica com cânula é possível utilizar aparelhos que facilitam de algum modo a cirurgia.
É possível realizar a lipoaspiração a laser, utilizando uma cânula com um laser na ponta. Esse laser tem a função de destruir as células de gordura e estimular a derme (a parte mais profunda da pele) para contração. Após o uso da cânula com laser é realizado a lipoaspiração da gordura com cânula convencional.
Por fim há o uso de cânulas que utilizam o ultrassom para quebrar a gordura, que também deve ser aspirada com cânula convencional.
É necessário dizer que há poucos artigos científicos que relatam haver uma diferença no resultado da lipoaspiração utilizando cânula convencional, laser, ultrasson ou vibrolipo. Independente da cânula utilizada, o fator mais determinante no resultado da lipoaspiração é a boa indicação da cirurgia e a experiência do cirurgião plástico.
Têm se falado muito também sobre a lipoaspiração de alta definição (LAD), lipo HD, lipo 4K e outros termos. Esse tipo de lipoaspiração se utiliza de laser, ultrasson e enxerto de gordura para obter resultados que respeitem e acentuem a anatomia dos músculos. Em outras palavras, a lipoaspiração de alta definição tem como objetivo não somente retirar as gorduras localizadas mas também proporcionar um corpo definido respeitando a anatomia da musculatura abaixo da pele.
É importante salientar que a lipoaspiração de alta definição não está indicado para todos os pacientes e pode apresentar riscos próprios da técnica.
Favor entrar em contato para saber mais sobre lipoaspiração a laser, vibrolipo, ultrasson e lipo de alta definição no Itaim Bibi, Vila Olímpia e Jardins em São Paulo.
Clique aqui e faça seu agendamento agora mesmo.