Enxerto de gordura facial: Lipoenxertia Facial

O enxerto de gordura pode ser utilizado para aumentar volume e dar contorno a na face, elevando estruturas que caíram com a gravidade. É também conhecido como lipoenxertia facial ou bioplastia.

Quando considerar fazer Lipoenxertia Facial

A ação da gravidade ao passar dos anos causa uma queda não somente da pele mas também de estruturas na face como por exemplo a gordura malar. A aplicação de gordura deve ser considerado para quem procura rejuvenescimento facial.

Benefícios do Enxerto de gordura facial

1. Melhora contorno facial
  2. Procedimento minimamente invasivo

Desvantagens do Enxerto de gordura facial

1. A gordura sofre algum grau de absorção após os primeiros meses
  2. Possíveis complicações inerentes a cirurgia

Praticamente qualquer paciente que deseje um rejuvenescimento facial é um bom candidato para o enxerto de gordura na face.

Como é feita a Lipoenxertia Facial

O procedimento é realizado sob anestesia local mais sedação ou anestesia geral e dura cerca de 2 horas.

Primeiramente é retirado a gordura através da técnica de lipoaspiração, normalmente do abdomen. Em seguida essa gordura é processada e concentrada. Por fim, através de cânulas de 2mm, a gordura é injetada na face, normalmente na região malar, periorbtal, temporal e lábios.

Quais são as alternativas para Lipoenxertia Facial

As opções ao enxerto de gordura são os preenchimentos com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio. A desvantagem do preenchimento é que eles são reabsorvidos após um período e o enxerto de gordura tem resultado a longo prazo.

Como fica a cicatriz da Lipoenxertia Facial

As cicatrizes são mínimas, em torno de 2mm e escondidas no couro cabeludo ou rugas da face.

Como escolher o cirurgião plástico para Lipoenxertia Facial

2. A experiência do profissional em cirurgias faciais, no caso enxerto de gordura na face.

Pós-operatório da Lipoenxertia Facial

O paciente pode retornar ao trabalho após 5 dias e as atividades físicas após 10 a 14 dias. A cirurgia pode causar rouxidão na face por isso é importante evitar por 1 mês e passar sempre protetor solar. Os retornos mais tardios são para tirar fotos e comparar resultados antes e depois da lipoenxertia facial.

Valor da Lipoenxertia Facial

Os valores do procedimento são relativos a internação hospitalar, honorários da equipe anestésica e equipe cirúrgica. Outros custos incluem exames pré-operatórios e medicações.

O orçamento somente é passado após uma consulta médica.

Quanto tempo dura o resultado do Enxerto de gordura facial

Após o período inicial de absorção de gordura o resultado obtido é de longo prazo. A gordura enxertada irá se comportar como as demais gorduras da face, aumentando e diminuindo conforme a variação do peso do paciente.

Limitações e riscos Lipoenxertia Facial

Os riscos possíveis se referem a infecção do local operado e ao embolismo (entupimento) de vasos da face podendo levar a necrose (morte) da pele e outras estruturas.

Ao longo dos anos Dr. Ricardo Miranda tem se especializado em cirurgias da face e têm utilizado extensivamente o enxerto de gordura para o rejuvenescimento facial.

Para aplicação de gordura em face favor agendar uma consulta nos consultórios em São Paulo ou Guarulhos.