Unidade Itaim Bibi (11) 3071-2977 (11) 95604-6875 Unidade Guarulhos (11) 2937-6000 (11) 97285-1107

Ginecomastia

A ginecomastia é o aumento do volume mamário nos homens. Esse aumento pode ser causado pelo aumento da gordura, glândula mamária ou ambos.
A ginecomastia é mais frequente na adolescência e nos idosos. Na adolescência, a maior parte dos casos de ginecomastia regride em até 1 ano do aparecimento. Nos casos em que não há regressão, um cirurgião plástico deve ser consultado.
Na consulta serão pesquisadas doenças ou alterações hormonais que podem ter causado a ginecomastia.
Também conhecido como correção do aumento mamário no homem é uma cirurgia que remove gordura e glândula mamária para dar melhor contorno na região peitoral.

Quando considerar

Considerar quando houver um excesso de volume mamário em homens. Para pacientes que fizeram uso de anabolizantes ou esteróides, deve-se primeiro parar com o uso dessas substâncias antes de realizar a cirurgia.

Considerações:

Vantagens

​-Melhor contorno peitoral em homens
-Diminui a incidência de câncer de mama em homens

Desvantagens

-Presença de cicatriz
-Possíveis complicações

Bons candidatos são pacientes saudáveis e próximo do peso ideal que possuem aumento do volume mamário.

Detalhes do procedimento

O procedimento é realizado sob anestesia geral e dura cerca de 2 horas. O tempo de permanência no hospital é de 12 horas.
Inicialmente é realizado uma lipoaspiração da região peitoral para retirar o excesso de gordura e proporcionar melhor acabamento do procedimento. Após isso, é feito uma incisão em torno da aréola por onde é retirado a glândula e em alguns casos reduzido o diâmetro da aréola. Por fim são colocados drenos para drenar eventual hematoma ou seroma. As incisões são fechadas com pontos internos e absorvíveis.

Quais são minhas opções

O padrão ouro para correção da ginecomastia é a cirurgia, mas em alguns casos a perda de peso pode minimizar o volume das mamas.
Além disso, pode ser prescrito para alguns pacientes uma medicação chamada tamoxifeno que pode resultar em uma pequena taxa de diminuição da ginecomastia.

Como ficarão minhas cicatrizes

As cicatrizes serão em meia lua na porção inferior da aréola, em torno de 3 a 5 cm.

Selecionando o cirurgião

Cirurgia plástica deve ser feito com cirurgião plástico.

É importante verificar:

-Se o profissional é especializado em cirurgia plástica pelo MEC e/ou membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
-A experiência do profissional em cirurgias de contorno corporal, no caso correção de ginecomastias.
-Se o profissional se mostrou atencioso e esclareceu todas as dúvidas durante a consulta
-Indicações de amigos, familiares ou outros médicos

-Indicações de amigos, familiares ou outros médicos

Recuperação e acompanhamento

​Após a cirurgia deve ser observado um repouso de 10 a 14 dias, período em que não se deve trabalhar, dirigir ou fazer esforço principalmente com os braços. Após esse período pode-se voltar as atividades rotineiras. Exercício físico intenso é liberado após 30 dias. Deve ser usado um sutiã cirúrgico masculino por 1 mês e é indicado realizar drenagem linfática para diminuir o inchaço.

Custos do procedimento

Os valores do procedimento são relativos a internação hospitalar, honorários da equipe anestésica e equipe cirúrgica. Outros custos incluem exames pré-operatórios e medicações. O orçamento somente é passado após uma consulta médica.

Quanto vai durar minha cirurgia

Não há prazo para a duração da correção de ginecomastia. A glândula retirada não volta, mas a gordura na região peitoral pode aumentar caso o paciente ganhe peso.

​Limitações e riscos

​Principais riscos na correção de ginecomastia são o hematoma e a infecção. Para minimizar esses riscos é utilizado o dreno e prescrito antibióticos no pós-operatório.

Por quê devo escolher Dr. Ricardo Miranda para esta cirurgia

A correção de ginecomastia é um procedimento muito frequente na prática do cirurgião plástico não sendo diferente com Dr. Ricardo Miranda tendo vasta experiência neste procedimento.
Para correção de ginecomastia em São Paulo e Guarulhos favor agendar uma consulta.

AGENDAMENTO ONLINE