Lipoaspiração: Como é Feita? Cuidados na Recuperação

Lipoaspiração

A lipoaspiração é a técnica de aspiração da gordura através de cânulas ligadas a um aparelho de sucção. O objetivo da lipoaspiração não é de emagrecer mas sim de oferecer melhor contorno corporal através da retirada de gordura localizada, como por exemplo o culote e os “pneus”.

A lipoescultura apresenta o mesmo princípio da lipoaspiração, com a única diferença que parte da gordura aspirada é colocada (enxertada) no glúteo ou em outras regiões desejadas.

A lipoaspiração pode ser realizado pela técnica convencional ou através de aparelhos que ajudam a quebrar a gordura como a vibrolipoaspiração ou o lipo a laser. Atualmente, independente do aparelho utilizado, toda lipoaspiração é realizada pela técnica tumescente, na qual se infiltra soro antes de realizar a retirada de gordura.

A mini-lipoaspiração é uma lipoaspiração de menor volume, em poucas áreas do corpo e normalmente realizado com anestesia local. Embora o termo seja usado de forma errado, quando se fala em  hidrolipoaspiração o procedimento referido é a mini-lipoaspiração.

Quando considerar fazer Lipoaspiração

​Deve ser considerada por pacientes saudáveis e sem flacidez de pele que desejam melhorar seu contorno corporal através da retirada de gordura localizada

Benefícios da Cirurgia de Lipoaspiração

1. Oferece melhora do contorno corporal
  2. Pode ajudar a diminuir medidas corporais

Desvantagens da Cirurgia de Lipoaspiração

1. Pode ser um procedimento doloroso
  2. Tempo de afastamento do trabalho e possíveis complicações

O bom candidato para cirurgia é o paciente saudável próximo de seu peso ideal. A lipoaspiração não é utilizada para emagrecimento.

Como é feita a Cirurgia de Lipoaspiração

​A cirurgia é realizada através de anestesia geral e pode durar de 2 a 3 horas. A permanência no hospital é de 24 horas. Utilizam-se pequenas incisões por onde se introduz cânulas de 3 a 5mm ligados a aparelhos de sucção.

Primeiramente infiltra-se o local com uma solução que contém soro, anestésico local e adrenalina. Após isso é aspirado a gordura, que pode ser descartada ou utilizada para injetar nos glúteos ou na face.

Como fica a cicatriz da cirurgia de Lipoaspiração

As cicatrizes são em torno de 3 a 5mm e ficam escondidas pelas vestes.

Quais são as alternativas para Cirurgia de Lipoaspiração

​O padrão ouro para tratamento de gordura localizada continua sendo a lipoaspiração. Há diversos aparelhos no mercado que prometem o mesmo resultado de forma não cirúrgica, mas na prática oferecem um resultado sutil na melhor das situações.

Alguns profissionais injetam enzimas com o intuito de “dissolver” a gordura, mas não há base científica sólida para isso e pode ocorrer deformidades e complicações.

Como escolher o cirurgião plástico para Lipoescultura

2. A experiência do profissional em cirurgia corporal, no caso cirurgia de lipoaspiração.

​Na primeira consulta o paciente deve vir preparado para tirar todas as suas dúvidas, muitos trazem anotado uma lista de perguntas.

Pós-operatório e cuidados na Cirurgia de Lipoaspiração

O paciente pode retornar ao trabalho após 10 a 14 dias e as atividades físicas após 30 dias. A cirurgia pode ser dolorosa e causar roxidão na área lipoaspirada, por isso é importante evitar por 1 mês e passar sempre protetor solar.

O paciente deve usar uma cinta cirúrgica e realizar sessões de drenagem linfática para acelerar o processo de desinchação.

Valor Lipoaspiração

Os custos do procedimento são relativos a internação hospitalar, honorários da equipe anestésica e equipe cirúrgica. Outros custos incluem exames pré-operatórios e medicações.

O orçamento somente é passado após uma consulta médica.

Quanto tempo dura o resultado da Lipoescultura?

O resultado da lipoaspiração depende imensamente do cuidado que o paciente terá após a cirurgia, devendo sempre se manter próximo de seu peso ideal.

Limitações e riscos da Lipoescultura

O contorno corporal está limitado a estrutura óssea de cada paciente, por isso nem todo paciente terá, por exemplo, a mesma cintura após o procedimento.

Os riscos se referem a hematomas, infecções e irregularidades na pele após a lipoaspiração. Riscos graves e infrequentes são perfuração de órgãos internos, trombose venosa profunda e tromboembolismo. Para as complicações deve-se limitar a retirada de gordura para o máximo permitido de 7% do peso corporal ideal.

​A lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas pelos cirurgiões plásticos e o mesmo ocorre com Dr. Ricardo Miranda, que o realiza com destreza e cuidado.

Lipoaspiração deve ser feita por cirurgião plástico, favor agendar uma consulta para pacientes em São Paulo e Guarulhos.