Lipoenxertia mamária

A lipoenxertia nas mamas é uma técnica que envolve a utilização de gordura da paciente obtida por lipoaspiração para injetar nas mamas com a intenção de aumentá-las. Pode ser feito somente o enxerto de gordura nas mamas ou em conjunto com outros procedimentos como a lipoaspiração de todo o corpo e outras cirurgias das mamas como as mastopexias.
Inicialmente foi descrita como alternativa para aumento do volume das mamas em pacientes que foram submetidas a mastectomia e radioterapia, como tratamento para tumores de mama.

Quando considerar

Deve ser considerada por pacientes que desejem aumentar as mamas de forma suave e natural como opção as próteses de mamas.

Considerações:

Vantagens
-Não há risco de rejeição
-Resultados naturais

Desvantagens
-Há uma taxa de absorção da gordura
-Pode ser necessário mais de 1 sessão para o resultado desejável

O bom candidato deve ter gordura suficiente para realizar a lipoenxertia e deve ter o peso próximo do ideal.

Detalhes do procedimento

A cirurgia é realizada através de anestesia geral e pode durar de 2 a 3 horas. A permanência no hospital é de 12 a 24 horas. Utilizam-se pequenas incisões por onde se introduz cânulas de 3 a 5mm ligados a aparelhos de sucção.

Primeiramente infiltra-se o local com uma solução que contém soro, anestésico local e adrenalina. Após isso é aspirado a gordura, que será limpa para separar sangue e outros componentes que não serão utilizados. Essa gordura pura é injetada na mama em diversos locais.

Quais são minhas opções

Outra opção é a utilização de próteses de mama., normalmente evitadas por pacientes que buscam o aumento das mamas com gordura.

Como ficarão minhas cicatrizes

As cicatrizes são em torno de 3 a 5mm e ficam escondidas pelas vestes.

Recuperação e acompanhamento

O paciente pode retornar ao trabalho após 10 a 14 dias e as atividades físicas após 30 dias. A cirurgia pode ser dolorosa e causar roxidão na área lipoaspirada, por isso é importante evitar sol por 3 meses.
O paciente deve usar uma cinta cirúrgica e realizar sessões de drenagem linfática para acelerar o processo de desinchação.

Quanto vai durar o resultado da minha cirurgia

Após o período em que a gordura da mama pode ser absorvida, normalmente o resultado que fica é permanente.

Limitações e riscos

A grande limitação da lipoenxertia mamária se refere ao aumento limitado dos volumes das mamas. Ao contrário das próteses de mama, não se consegue aumento de volumes tão grandes com essa técnica. Além disso, a gordura é uma estrutura diferente do silicone, de modo que não se consegue um aumento do colo ou da projeção das mamas com a lipoenxertia mamária como se consegue com a prótese de mama.

Os riscos específicos da lipoenxertia mamária se referem a assimetrias dos volumes devido a uma absorção maior de gordura por uma das mamas. Também é possível aparecer cistos e calcificações nas mamas, que podem atrapalhar o acompanhamento da saúde das mamas através de exames de imagem.

Clique aqui caso para saber mais sobre lipoenxertia mamária na região do Itaim Bibi, Jardins e Vila Nova Conceição