Mamas grandes? Quando operar?
Não deveria haver um padrão de beleza, o belo pode se expressar de diversas formas. As mamas não precisam ser grandes ou pequenas para serem bonitas, elas podem ser belas em diferentes volumes.
Porém há situações em que o volume das mamas incomoda, e não é caso somente de estética.
Algumas mulheres possuem mamas muito grandes, chamados de hipertrofia mamária no jargão médico. As situações em que as mamas são extremamente grandes são chamados de gigantomastia.
Essas situações podem ocorrer ainda na puberdade, quando as mamas começam a crescer, ou em algum outro período da vida, normalmente relacionado ao aumento de peso, quando as mamas também ganham volume.
As hipertrofias mamárias ou gigantomastias podem estar relacionadas a queixas como dores nas costas, inflamações de pele nas mamas, machucados nas alças do sutiã, dificuldades para fazer algumas atividades físicas ou constrangimento ao usar algumas vestes.
Nesses casos, reduzir as mamas é mais uma questão de saúde do que puramente estética. A cirurgia para reduzir as mamas se chama mamoplastia redutora.
A mamoplastia redutora é uma cirurgia normalmente realizada em hospital sob anestesia geral, podendo levar de 3 a 4 horas o procedimento. O período de repouso é de 3 a 4 semanas e deve-se usar um sutião cirúrgico por 2 a 3 meses. As técnicas utilizadas são as mais diversas, podendo resultar em uma cicatriz em T invertido.
É preciso dizer que a mamoplastia redutora pode diminuir a chance da paciente amamentar e que normalmente é realizada após os 18 anos, sendo que em alguns casos é realizado antes sob o consentimento dos pais.
Para saber mais sobre mamoplastia redutora clique aqui.