Unidade Jardim América
Unidade Guarulhos

Minhas próteses de mamas estão rompidas, e agora?

As próteses de mama têm validade indeterminada, mas não são vitalícias. Os implantes mamários podem se degradar ao longo dos anos e aumentar a possibilidade de ruptura. A ocorrência maior de rupturas ocorre após 10 anos do implante mamário.

As rupturas de prótese de mama podem ser assintomáticas e a paciente passa anos até descobrir com ultrassonografia. Em outros casos a ruptura pode causar uma alteração do formato da mama com perda de colo e projeção mamária.

Na suspeita de ruptura é necessário pedir exames, primeiramente ultrassonografia e, caso haja dúvida no diagnóstico, complementar com ressonância nuclear magnética. A ruptura pode ser intracapsular ou extracapsular.

Na ruptura intracapsular o invólucro da prótese se rompe, mas a cápsula produzida pelo organismo está íntegra. Nesse caso o silicone não está contaminando o tecido mamário.

Na ruptura extracapsular, tanto o invólucro da prótese quanto a cápsula estão rompidas, havendo contaminação do tecido mamário pelo silicone.

Em ambos os casos é necessário realizar a cirurgia de explante em bloco, retirada das próteses e da cápsula de forma total e intacta. Desse modo diminui-se o risco de haver contaminação dos tecidos mamários pelo silicone.

É possível fazer o explante mamário e no mesmo momento tempo cirúrgico a inclusão de prótese de mama, embora não recomendo essa conduta. O ideal é fazer o explante mamário com reconstrução da mama (mastopexia, enxerto de gordura nas mamas). Caso a paciente deseje colocar uma outra prótese, a cirurgia pode ser realizada após 6 meses do explante de silicone.

Clique aqui entre em contato caso queira saber mais sobre próteses rompidas.

Outros Procedimentos

Rolar para cima