Otoplastia: Cirurgia plástica para correção de orelha de abano

Otoplastia

Otoplastia também conhecido como correção de orelhas proeminentes ou orelha de abano, é um procedimento cirúrgico que visa a corrigir as orelhas de abano.

Quando considerar fazer Otoplastia

Em todo paciente acima de 5 anos que possui orelhas de abano.

Benefícios da Otoplastia

1. Melhora da auto estima da criança ou do adulto
  2. Quando operado na infância, evita traumas nesta idade

Desvantagens da Otoplastia

1. Pode ser um procedimento doloroso
  2. Custos e recuperação da cirurgia

Todo paciente com orelha de abano, saudável e acima de 5 anos é um bom candidato para a plástica das orelhas.

Como é feita a Otoplastia

O procedimento da plástica de orelhas pode ser realizado com anestesia local ou geral e dura cerca de 2 horas. O tempo de permanência no hospital é de 12 horas.

Inicialmente é realizado uma incisão atrás da orelha por onde será retirado o excesso de cartilagem da orelha quando indicado e pontos que irão rebater a orelha deixando-a mais próxima ao crânio. Após isso é fechado a pele e realizado curativo.

Quais são as alternativas para Otoplastia

Há alguns estudos que indicam a remodelagem das cartilagens da orelha através de fitas adesivas em bebês até 1 ano de idade. Após isso a única alternativa é a cirurgia.

Como fica a cicatriz da Otoplastia

Todas as cicatrizes ficam escondidas atrás da orelha e mede cerca de 5 a 7 cm.

Como escolher o cirurgião plástico para Otoplastia

2. A experiência do profissional em cirurgias da face, no caso otoplastia

Pós-operatório da Otoplastia

O paciente não deve trabalhar ou dirigir por 7 a 14 dias após o procedimento. Observado esse período ele pode retornar ao trabalho e as atividades físicas após 30 dias.

A correção de orelha de abano pode ser dolorosa e haver roxidão. Deve também ser usado um faixa cirúrgica em torno das orelhas por 30 dias.
Os resultados de antes e depois são apreciados após 3 meses da cirurgia.

Valor da Otoplastia

Os valores do procedimento são relativos a internação hospitalar, honorários da equipe anestésica e equipe cirúrgica. Outros custos incluem exames pré-operatórios e medicações.

O orçamento somente é passado após uma consulta médica.
Escolha seu cirurgião baseado na qualidade, experiência e qualificação, nunca somente no preço.​

Quanto tempo dura o resultado da Otoplastia?

​O resultado da otoplastia não têm prazo de duração se observados os cuidados no pós operatório.

Limitações e riscos Otoplastia

As maiores complicações são hematoma e infecção.

Dr. Ricardo Miranda realizou uma especialização médica no Canadá para aprofundar seus conhecimentos e técnicas em cirurgias da face, como por exemplo a otoplastia.

Para pacientes em São Paulo e Guarulhos, favor agendar uma consulta.