Blefaroplastia: Como é feita a cirurgia das pálpebras

Blefaroplastia cirurgia das pálpebras

Blefaroplastia também conhecida como cirurgia das pálpebras é o procedimento que visa a corrigir alguns dos sinais de envelhecimento tanto da pálpebra superior quanto da pálpebra inferior.
Com o envelhecimento duas coisas ocorrem na região das pálpebras: excesso de pele e maior visibilidade das bolsas palpebrais o que conferem um aspecto de cansaço.

Desse modo, a plástica da pálpebra consiste em retirar o excesso de pele e parte das bolsas palpebrais restaurando um aspecto mais jovial.

Reproduzir vídeo

Quando considerar fazer Blefaroplastia

Deve ser considerado em pacientes que se incomodam com o aspecto estético de suas pálpebras, decorrente do envelhecimento. Muitas pacientes referem que não gostam de seu olhar cansado e tem dificuldade de maquiar as pálpebras devido ao excesso de pele. Em casos extremos o excesso de flacidez palpebral pode obstruir o campo visual.

Benefícios da Blefaroplastia

  1. Melhora do aspecto estético da região periocular e pálpebras
  2. Desobstrução da visão em casos extremos de flacidez de pele nas pálpebras
  3. Melhora da auto estima

Desvantagens da Blefaroplastia

  1. Período de recuperação
  2. Custo da cirurgia
  3. Pequena cicatriz em pálpebras

Você é um bom candidato para a cirurgia?

Bons candidatos são pacientes em boa saúde que apresentam excesso de pele e gordura nas pálpebras, superiores e/ou inferiores.

Como é feita a Como é feita a cirurgia das pálpebras

A cirurgia das pálpebras pode ser realizada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral e dura de 2 a 3 horas. O paciente permanece no hospital por 12 horas.

É realizado uma incisão no sulco da pálpebra superior (dobra da pálpebra) e logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior por onde será realizado a retirada do excesso de pele e bolsa de gordura.

Em alguns casos a retirada de gordura na pálpebra inferior é realizada através da mucosa, sem incisões na pele. Essa cirurgia é chamada blefaroplastia transconjuntival. Ao final, as incisões são fechadas com pontos internos.

Quais são as alternativas para cirurgia das pálpebras

Para casos de flacidez de pele discreta pode ser usado tratamentos não cirúrgicos como laser ou peeling químico. Esses tratamentos visam a contrair e melhor a qualidade da pele.

Nos casos de discreta bolsa de gordura na pálpebra inferior pode ser realizado preechimento com ácido hialurônico para que as bolsas não fiquem tão evidentes.

Como fica a cicatriz da Blefaroplastia

As cicatrizes na pálpebra superior ficam escondidas no sulco palpebral e da pálpebra inferior ficam logo abaixo dos cílios. Estas áreas normalmente evoluem com bom aspecto da cicatrização, mas o resultado final dependerá de aspectos genéticos próprios de cada paciente e do cuidado pós-operatório

Como escolher o cirurgião plástico para cirurgia das pálpebras

Cirurgia plástica deve ser feito com cirurgião plástico sendo importante verificar:

  1. Se o profissional é especializado em cirurgia plástica pelo MEC e/ou membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
  2. A experiência do profissional em cirurgias oculoplásticas, no caso blefaroplastias e rejuvenescimento periocular
  3. Se o profissional se mostrou atencioso e esclareceu todas as dúvidas durante a consulta
  4. Indicações de amigos, familiares ou outros médicos

A primeira consulta e o que perguntar

Na primeira consulta o paciente deve vir preparado para tirar todas as suas dúvidas, muitos trazem anotado uma lista de perguntas.
Deve ser perguntado como é realizado a cirurgia, seu pós-operatório, possíveis complicações, localização das cicatrizes.

Pós-operatório da Blefaroplastia

O paciente pode sentir desconforto para a luz e sensação de areia nos olhos, ambos são passageiros após os primeiros 7a 10 dias. Deve-se usas óculos escuros e pingar colírios conforme a orientação médica.

Deve-se ficar afastado do trabalho e de atividades físicas por 7 a 10 dias após a cirurgia. Após esse período pode retornar ao trabalho e após 15 dias pode realizar atividade físicas mais intensas. Nos retornos de após 1 e 3 meses são tirados fotos para comparar resultados antes e depois da blefaroplastia.

Valor da Blefaroplastia

Os valores do procedimento são relativos a internação hospitalar, honorários da equipe anestésica e equipe cirúrgica. Outros custos incluem a compra da cinta abdominal, medicações e drenagem linfática.

O orçamento somente é passado após uma consulta médica.
Escolha seu cirurgião baseado na qualidade, experiência e qualificação, nunca somente no preço.

Quanto tempo dura o resultado cirurgia das pálpebras

Não há garantias quanto a duração da blefaroplastia cirurgia das pálpebras, pois há uma dependência grande dos cuidados pós operatórios e das características genéticas de cada paciente. Porém, os procedimentos geralmente fornecem resultados a longo prazo.

Limitações e riscos da Blefaroplastia

Todo procedimento cirúrgico possui riscos que são minimizados através de cuidados antes e depois da cirurgia.

No caso da blefaroplastia os riscos maiores são de hematomas, olho seco e lesões na córnea.

Por quê escolher Dr. Ricardo Miranda para esta cirurgia

Dr. Ricardo Miranda têm grande interesse em cirurgias da face, incluindo ritidoplastia (facelift), rinoplastia e blefaroplastia. Para aprofundar seus conhecimentos em cirurgia faciais realizou um clinical fellowship (especialização médica) na Universidade de Toronto, Canadá.

Dr. Ricardo Miranda têm atendidos pacientes na região da Avenida Faria Lima em São Paulo e na cidade de Guarulhos.

Conheça também

Saiba mais sobre Blefaroplastia em Orientais

 

Clique aqui para agendar uma avaliação individual sobre seu caso.

Outros Procedimentos

Rolar para cima
Fale conosco, nós estamos on-line!