Próteses de mamas duras é normal?
Toda vez que se coloca prótese de mama ocorre um processo do organismo de isolar esse corpo estranho através da formação de uma cápsula. Essa cápsula impede o contato direto da prótese como o tecido mamário.

Ao longo dos anos essa cápsula pode se calcificar e deixar as mamas endurecidas ao toque. Esse processo se chama contratura capsular e pode variar de grau I (mais leve) até o grau IV (mais dura e com mamas doloridas).
Pacientes que têm contratura graus I e II podem ser observadas, não têm indicação de cirurgia. Porém, os casos mais graves como os graus III e IV, têm necessidade de realizar o explante em bloco ou, em termos mais técnicos, a capsulectomia total intacta.
Nessa cirurgia é retirada a prótese e a totalidade da cápsula, de forma intacta. É necessário que toda a cápsula seja retirada para evitar formação de líquido no futuro (seromas) e para evitar que as cápsulas sejam palpadas pela paciente.
É um procedimento cirúrgico realizado em hospital sob anestesia geral. O tempo da cirurgia depende da reconstrução de mama realizada após os explante em bloco. O retorno às atividades de rotina ocorre após 2 a 3 semanas da cirurgia.
Clique aqui entre em contato caso queira saber mais sobre próteses de mamas duras.