Unidade Itaim Bibi (11) 3071-2977 (11) 95604-6875 Unidade Guarulhos (11) 2937-6000 (11) 97285-1107

Reconstrução de mama

O que é a reconstrução de mama?

São cirurgias que visam a reconstruir as mamas que sofreram ressecção devido a tumores. A ressecção das mamas, chamado de mastectomia, pode abranger toda a mama (mastectomia total) ou parte dela (mastectomia parcial). Além disso, a mastectomia pode ser associada a retirada de linfonodos, em sua maioria das axilas.

Você é um candidato para a cirurgia?

A reconstrução de mama é indicado principalmente para aquelas pacientes que foram submetidas à ressecção das mamas devido a tumores.

Como é a anestesia?

As cirurgias são realizadas com anestesia geral.

Quais são os riscos?

Os riscos podem ser de infecção, abertura dos pontos e hematomas. Devido ao grande porte destas cirurgias, há também risco de coágulo nas pernas (trombose venosa profunda e tromboembolismo).

Recuperação no pós-operatório

As cirurgias são feitas em hospital através de anestesia geral e sua duração depende do porte da cirurgia, podendo variar de 2 a 6 horas. O tempo de internação pode se estender por até 3 dias. A recuperação irá depender muito do acometimento do tumor e do tamanho da reconstrução, mas é em média de 30 a 60 dias.

Cuidados especiais

Os pacientes devem ser acompanhados em conjunto com mastologista.

Cirurgia passo a passo

As técnicas para reconstrução das mamas foram se aperfeiçoando ao longo dos anos. Hoje em dia as reconstruções de mamas são realizadas através do uso de tecidos do corpo (chamados de retalhos), uso de expansores e próteses mamárias, ou uma combinação das duas técnicas.

Os principais retalhos usados são do abdomen (dito retalho transverso do músculo reto abdominal) e das costas (retalho do músculo grande dorsal). Para o uso das próteses de mama, muitas vezes é necessário uma expansão dos tecidos da mama através do uso de expansores. Nestes casos faz-se primeiro a cirurgia para inclusão do expansor de mama e, depois que os tecidos forem expandidos, uma outra cirurgia para retirar o expansor e colocar a prótese.

A escolha da melhor cirurgia vai depender de uma discussão entre médico e paciente das opções de melhor tratamento. Deve ficar claro que nos procedimentos de reconstruções de mama são necessárias diversas cirurgias e deve sempre haver um acompanhamento do mastologista.

Procedimentos Relacionados

AGENDAMENTO ONLINE