Mamoplastia Redutora: Redução das Mamas
Mamoplastia Redutora também conhecida como cirurgia de redução das mamas ou plástica das mamas é um procedimento que visa a reduzir o volume das mamas e levantá-las.
Reproduzir vídeo
Quando considerar fazer Mamoplastia Redutora
Deve ser considerado por pacientes com mamas volumosas que apresentem dores nas costas ou inflamações nas dobras mamárias.
3 Benefícios da Cirurgia Mamoplastia Redutora
- Melhor contorno das mamas
- Alívio no peso no sutiã
- Pode melhorar as dores nas costas
3 Desvantagens da Cirurgia Mamoplastia Redutora
- Cicatriz nas mamas
- Pode diminuir a chance de amamentação
- Recuperação pós-operatório e custos
Você é um bom candidato para a cirurgia?
Bons candidatos para Mamoplastia Redutora são pacientes saudáveis próximo de seu peso ideal e que apresentem mamas volumosas.
Na maioria dos casos não é necessário realizar a inclusão de prótese de silicone para ter bons resultados nas mamoplastia redutoras. A redução das mamas sem o implante mamário é o procedimento mais comumente realizado.
Como é feita a Mamoplastia Redutora
A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 3 a 4 horas. A permanência no hospital é de 12 a 24 horas.
As incisões para retirada de pele e glândula podem ser em torno da aréola e abaixo dela (incisão circunvertical) ou em torno da aréola, abaixo dela e no sulco inframamário (incisão em T invertido).
Em resumo a incisão é realizada e retirado o excesso de pele, glândula e gordura e a mama é fechada com pontos para adquirir um formato mais projetado. Os pontos na pele são realizado com fios absorvíveis.
Quais são as alternativas para Mamoplastia Redutora
Não há opções não cirúrgicas para reduzir a mama. As mamas podem diminuir com a perda de peso da paciente, mas isso acentuará ainda mais a flacidez de pele e a queda das mamas.
Para alguns casos selecionados em que as mamas são bastante gordurosas, pode-se realizar lipoaspiração para se obter uma discreta diminuição do volume dos seios.
Como fica a cicatriz da Mamoplastia Redutora?
A cicatriz da mamoplastia redutora depende do tamanho das mamas, as cicatrizes podem ficar em T invertido (em torno da aréola, sulco inframamário e incisão vertical entre aréola e sulco) ou em circunvertical (em torno da aréola e incisão vertical da aréola até sulco inframamário)
Como escolher o cirurgião plástico para Mamoplastia Redutora
Cirurgia plástica deve ser feito com cirurgião plástico sendo importante verificar:
- Se o profissional é especializado em cirurgia plástica pelo MEC e/ou membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
- A experiência do profissional em cirurgias das mamas, no caso mamoplastia redutora.
- Se o profissional se mostrou atencioso e esclareceu todas as dúvidas durante a consulta
- Indicações de amigos, familiares ou outros médicos
O que perguntar na primeira consulta
Na primeira consulta o paciente deve vir preparado para tirar todas as suas dúvidas, muitos trazem anotado uma lista de perguntas.
Deve ser perguntado como é realizado a cirurgia de redução das mamas, seu pós-operatório, possíveis complicações, localização das cicatrizes.
Pós-operatório da Mamoplastia Redutora
O paciente não deve trabalhar, dirigir ou levantar os braços por 21 dias após a cirurgia. Observado esse período de 21 dias ela pode retornar ao trabalho e as atividades físicas após 45 dias.
Normalmente a cirurgia da Mamoplastia Redutora não é dolorosa, embora possa haver rouxidão em torno das mamas. Deve também ser usado um sutiã cirúrgico por 45 dias.
No retorno de 1 e 3 meses são tirados fotos para se avaliar os resultados antes e depois da mamoplastia redutora.
Valor Mamoplastia Redutora
Os valores da Mamoplastia Redutora são relativos a internação hospitalar, honorários da equipe anestésica e equipe cirúrgica. Outros custos incluem exames pré-operatórios e medicações.
O orçamento somente é passado após uma consulta médica.
Escolha seu cirurgião baseado na qualidade, experiência e qualificação, nunca somente no preço.
Quanto tempo dura o resultado da Mamoplastia Redutora?
O tempo da duração do resultado Mamoplastia Redutora esta relacionado com o fato da glândula mamária retirada não crescer novamente, porém a gordura presente na mama pode aumentar caso o paciente ganhe peso.
Por causa da ação da gravidade ao longo dos anos irá fazer com que a mama caia novamente, podendo ser necessário nova cirurgia no futuro.
Limitações e riscos da Mamoplastia Redutora
Há limite de redução das mamas, dificilmente uma paciente que use sutiã 54 irá conseguir reduzir suas mamas para usar um sutiã 42.
Contudo além disso as possíveis complicações são hematoma, seroma, infecção, abertura dos pontos, necrose (morte) da aréola, tromboembolismo e trombose venosa profunda.
Por quê escolher Dr. Ricardo Miranda para esta cirurgia
Dr. Ricardo Miranda realizou especialização em reconstrução mamária tendo vasta experiência em cirurgias da mama.
Em sua pós graduação na Universidade de Toronto teve a oportunidade de conhecer diversas técnicas da plástica de redução mamária.
Para uma avaliação nas cidades de São Paulo e Guarulhos, favor marcar uma consulta.
Conheça também
Mastopexia Também conhecido como cirurgia de elevação ou lifting das mamas é um procedimento que visa a levantar e erguer as mamas.
Mamas Grandes? Quando Operar? é um artigo onde abordo o tema “As hipertrofias mamárias ou gigantomastias” esclareço também as principais dúvidas que recebo das minhas pacientes. clique aqui e sabia mais
O que é gigantomastia? saiba o que é, sintomas e tratamento nesse artigo especial que criei para melhor informar sobre esse tema, clique aqui.