Explante de prótese de silicone

A inclusão de prótese de mama é uma das cirurgias mais realizadas na cirurgia plástica. É utilizada para aumentar as mamas ou em conjunto com outras cirurgias como a redução e/ou elevação das mamas.

O material de silicone é inerte ao organismo, ou seja, não causa reações. É utilizado em vários tipos de prótese e produtos médicos. Porém, estudos em andamento têm demonstrado que o silicone pode causar reações em algumas pessoas ao longo dos anos.

A prótese de mama é muito segura, mas há algumas situações em que ela precisa ser retirada. Vamos discutir três condições que necessita do explante do silicone: Síndrome Asia, contratura capsular avançado e linfoma anaplásico de células grande.

A contratura capsular grave é um fenômeno em que a cápsula que o organismo cria em torno da prótese começa a contrair e ficar dura. A cápsula é um invólucro, uma “pele” que se forma em torno da prótese como uma reação normal do organismo a esse corpo estranho. Todas as pacientes com prótese de mama apresentam essa cápsula. O problema ocorre quando essa cápsula começa a contrair a prótese e ficar calcificada. Esse processo se chama contratura capsular. Nestes casos pode haver dor e alteração da textura da prótese, que passa de macia para dura. Assim, deve ser retirado a prótese juntamente com a cápsula. Essa cirurgia se chama retirada de prótese com capsulectomia ou explante de prótese de mama em bloco.

Clique aqui e faça seu agendamento agora mesmo.

Por fim, alguns modelos de prótese de mama de silicone estão associados com maior incidência de um tumor chamado de linfoma anaplásico de células gigantes (BIA-ALCL). Essa doença é mais frequente em alguns modelos de prótese de mama com superfície texturizada. O sintoma mais comum é o aparecimento tardio, depois de anos da inclusão da prótese, de líquidos ao redor do implante. Esse líquido é chamado de seroma e seu conteúdo deve ser investigado. Confirmando o diagnóstico de linfoma anaplásico de células grandes, a prótese e a cápsula devem ser retiradas em bloco e enviados para análise.

Para saber mais sobre explante de prótese mamária de silicone entre em contato ou venha fazer uma visita em nossa clínica no Itaim Bibi em São Paulo.

Saiba ainda mais sobre Doenças do Silicone baixando gratuitamente nosso e-book, Clique aqui