O explante de silicone na Síndrome ASIA

Síndrome ASIA é a abreviação em inglês de Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes. Adjuvantes são todos os materiais estranhos ao organismo que podem desencadear um processo inflamatório crônico. Descrita em 2011, a síndrome engloba doenças autoimunes que apresentam sintomas parecidos desencadeadas por adjuvantes.

O mecanismo da Síndrome ASIA e de outras doenças do silicone estão relacionados às substâncias inflamatórias desencadeadas pela presença de corpo estranho que ocasionam os sintomas relacionados à doença.

O tratamento pode ser somente cirúrgico com explante em bloco da prótese mamária de silicone ou associado à medicação como corticóides e imunossupressores. Raramente o tratamento será somente medicamentoso.

Estudos demonstram que a remoção da prótese de silicone melhora os sintomas da Síndrome ASIA e das doenças do silicone. Porém a remoção de silicone não é garantia de melhora dos sintomas em todas as pacientes. Há pacientes cujos sintomas melhoram definitivamente após o explante, outras que os sintomas melhoram temporariamente e aquelas em que os sintomas não melhoram.

O mecanismo pelo qual pode haver melhora dos sintomas após o explante de silicone se dá pela diminuição da resposta inflamatória por não haver mais o estímulo desencadeado pela presença do silicone.

No entanto, muitas pacientes ainda podem apresentar sintomas mesmo após o explante em bloco. Isso ocorre pela presença de silicone nos linfonodos e outros órgãos do corpo, devido à migração de células contendo o silicone. Nestes casos o silicone ainda se mantém presente e o estímulo inflamatório continua mesmo após o explante.

A literatura pontua que quanto mais tempo a paciente possua os sintomas relacionado à Síndrome ASIA, menor a chance que a cirurgia isoladamente irá melhorar os sintomas. Nestes casos, será necessário o tratamento medicamentoso em conjunto com a cirurgia.

É necessário deixar claro à paciente que o explante de prótese de mama é um recurso importante no tratamento da Síndrome ASIA e da doença do silicone, mas não é garantia de melhora dos sintomas em todas as pacientes. Para saber mais baixe o Ebook e agende uma consulta.