O que é pedídulo mamário nas mamoplastias?

Pedículo mamário ou retalho mamário é um segmento de tecido (ex. pele, músculo, glândula mamária) que é levado de uma região do corpo para outra através de nutrição própria por vasos sanguíneos.

Essa definição é um tanto técnica, mas cada vez mais as pacientes estão querendo saber detalhes de sua cirurgia.

Os pedículos ou retalhos são utilizados sempre que há necessidade de preencher um defeito utilizando pele, músculo, osso ou qualquer outra estrutura do corpo. Para que esse tecido sobreviva é necessário que chegue nutrientes e oxigênio através do sangue, por isso é importante que tenha vasos sanguíneos passando por esse pedículo.

Nas mamoplastias, os pedículos são muito utilizados tanto para reduzir as mamas quanto para levantá-las. As técnicas de mamoplastia utilizando pedículo não são nenhuma novidade para os cirurgiões plásticos, sendo descritas e utilizadas há muitas décadas.

Nos casos das mamas grandes, além de realizar a redução das glândulas é necessário elevar as aréolas (conhecido por complexo aréolo papilar no jargão médico). Nestes casos, as aréolas são elevadas através da utilização de pedículos.

Nas mastopexias ou cirurgias de elevação das mamas, os pedículos são utilizados tanto para elevar as aréolas, a exemplo das mamoplastias redutoras, como para levantar as mamas. Porém, os pedículos podem ser utilizados nas mastopexias para utilizar a glândula mamária que está caída e movê-las para a parte superior das mamas, fornecendo um colo mais marcado e simulando o efeito causado por prótese de mama.

Os riscos associados a essa técnica incluem aqueles de qualquer cirurgia, como hematoma, infecção, abertura de pontos e trombose venosa profunda (coágulo nas pernas). Um risco mais específico dessa técnica é a necrose da aréola, situação em que há comprometimento dos vasos nutrindo a aréola e morte das mesmas.

O risco de necrose da aréola é raro e os benefícios do uso desta técnica superam em muito essa complicação, a tal ponto que o uso do pedículo ser um procedimento de rotina de todos os cirurgiões plásticos que realizam mamoplastias. Cuidado especial deve ser tomado em pacientes que têm problemas nos vasos (diabéticos, insuficência arterial) e nos casos de pacientes que já foram submetidos a mamoplastias previamente.

Caso queira saber mais sobre essa e outras técnicas utilizadas nas mamoplastias, clique aqui e agende uma consulta.